Do blog

O que é Bare Metal Cloud

Bare Metal Illustration

Bare Metal Cloud é um termo que ouviremos mais e mais nos próximos anos. Tido como alternativa a estruturas convencionais de Cloud, plataformas de Bare Metal Cloud vem crescendo e se apresentando como uma ótima alternativa a servidores virtualizados, por resolverem grande parte dos problemas que máquinas virtuais enfrentam.

O que é Bare Metal Cloud?

Bare Metal Cloud é um cloud público para servidores físicos, onde máquinas podem ser provisionadas e gerenciadas com facilidade e velocidade semelhantes a de máquinas virtuais. É como uma mistura entre os benefícios de performance encontrados em servidores físicos, com a flexibilidade e escalabilidade de servidores virtualizados.

Quem opta pelo Bare Metal Cloud usufrui de todo o poder de processamento de servidores físicos e da flexibilidade de servidores virtualizados, como capacidade elástica de armazenamento, configurações de rede sob demanda e outros serviços de que necessitam. É uma opção que disponibiliza alta flexibilidade sem abrir mão de performance.

Servidores Dedicados em uma plataforma de Bare Metal Cloud tem características semelhantes a das máquinas virtuais, podendo ser criados e excluídos em poucos minutos, de forma completamente automatizada. Além disso, permitem acesso a diversas ferramentas comuns ao cloud, como reinstalação de Sistema Operacional, acesso a gráficos e estatísticas, storage elástico, ferramentas de segurança, e mais.

Bare Metal Cloud vs Cloud

Contrário a máquinas virtuais, por ser uma máquina física, servidores em uma plataforma de Bare Metal Cloud possuem a vantagem de não possuírem um hypervisor por trás, que consiste em uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional, responsável pela virtualização da infraestrutura, segmentando máquina físicas em várias VMs (Virtual Machines).

Em um cloud convencional, para fazer a virtualização do servidor, parte dos recursos é consumido pelo próprio Hypervisor, fazendo com que para rodar uma aplicação em ambientes virtualizados (chamados multi-tenant) sejam necessários mais recursos físicos do que em ambientes dedicados (chamados single-tenant). Por conta disso, o custo de ambientes virtualizados costuma ser consideravelmente maior do que de ambientes dedicados.

Ainda, pelo fato de compartilhar recursos entre diversas VMs, a performance do Cloud pode ser afetada pelo chamado “noisy neighbor”, que consiste em um usuário que faz uso excessivo dos recursos do servidor, impactando a segurança e estabilidade de toda a infraestrutura virtual.

Plataformas Bare Metal Cloud apresentam, nesse sentido, uma vantagem competitiva sobre o Cloud.

Ou seja, para fazer a escolha certa, primeiro é necessário avaliar as demandas de sua empresa. Partindo dessa avaliação você terá uma base melhor sobre qual das opções irá suprir as necessidades de sua empresa.

Você também pode conferir as nossas opções de hospedagem em nosso site, e se caso restar alguma dúvida, entre em contato conosco.

Blog